ㅤA Comunidade Terapêutica Beth Hayôtser (Casa do Oleiro)

Comunidade Terapêutica Beth Hayôtser

(Casa do Oleiro)

A Comunidade Terapêutica Casa do Oleiro realiza acolhimento à pessoa que sofre de transtornos decorrentes do uso de substâncias psicoativas. Juntamente com o acolhimento realizado os profissionais trabalham também com seus familiares, fazendo orientações, psicoeducação e intervenções sempre que necessário. 

Quando falamos sobre dependência química é comum que se olhe apenas para o sujeito que faz o uso nocivo das substâncias, nota-se que o usuário acaba sendo responsabilizado por muitos conflitos que ocorrem no ambiente familiar, entretanto, ressalta-se que esse ambiente também se encontra disfuncional e outros familiares podem também estar adoecidos. 

Durante todo o acolhimento do sujeito dependente químico que ainda possui membros familiares próximos e presentes de forma ativa em suas vidas, orienta-se que os familiares também busquem ajuda, recomenda-se a psicoterapia e a frequência em grupos de apoio, para que possam trabalhar suas questões pessoais, a codependência, o esgotamento emocional, o sofrimento psíquico e aprender a lidar com a doença. Diferentemente acontece aos que já se desconectaram de familiares, no decorrer do acolhimento busca-se reaproximação, acolhimento e fortalecimento dos vínculos, para que então possam ser orientados. 

Apesar das sugestões feitas aos familiares, a Comunidade também disponibiliza acompanhamento aos membros do acolhido que se encontra em tratamento. Realiza-se palestras para transmitir conhecimento e orientar mudanças nas práticas familiares durante as visitas, ressocializações e reinserção no ambiente familiar, entretanto, se fazem importantes as sugestões e orientações referentes ao acompanhamento individual de cada familiar, já que muitos residem em outros municípios. 

A drogadição é uma problemática vivenciada por muitas famílias e é importante que se entenda que vários fatores contribuem para o desenvolvimento da dependência química, por isso o auxílio profissional se faz tão necessário para o sujeito dependente e sua família (mãe, pai, irmãos, cônjuges, filhos e outros que sejam próximos). 

Thaynnara C. de Oliveira 

Psicóloga – CRP 12/17945

Responsável Técnica da CTBH (Casa do Oleiro) 

Gostou do conteúdo? Compartilhe!