Comunidade Terapêutica
Beth Hayôtser (Casa do Oleiro)
Dependência química, uma realidade presente em nossos dias, porém um assunto tão pouco debatido.
Nos conscientizarmos da importância de abordagens preventivas e de conscientização sobre as causas e consequências dessa dependência é um passo largo para a diminuição do uso de álcool e outras drogas.
Devemos ter em mente que vários fatores contribuem para a decisão de alguém usar drogas, e não somente um fator isolado. A formação de cada um de nós se inicia na família, é função da família proteger seus filhos e favorecer neles o desenvolvimento de competências, por exemplo: para lidar com limites e frustrações. Na adolescência, a falta de proteção da família, especialmente para o adolescente, que não sabe lidar com frustrações, pode favorecer o uso de substâncias psicoativas.
Nenhuma pessoa nasce predestinada a usar álcool e outras drogas ou se torna dependente apenas por influência de amigos ou pela grande oferta do tráfico. Nós seres humanos, buscamos elementos para aliviar dores e acirrar prazeres. Assim encontramos as drogas.
Alguns dos fatores pessoais relacionados ao uso de drogas são insegurança, insatisfação com a vida, sintomas depressivos, curiosidade e busca de prazer. Também temos fatores familiares que abarcam, pais que fazem uso abusivo de drogas, pais que sofrem de doenças mentais, pais excessivamente autoritários, pais muito exigentes entre tantos outros fatores de riscos.
Diante de toda essa problemática descrita, o bom relacionamento com respeito e afeto e isto, quando realmente aplicado ao convívio familiar, seria fator de estabilidade doméstica, permitindo que os jovens cresçam dentro de um ambiente emocionalmente saudável, esse é uns dos maiores meio de prevenção.
Te instigo a pesquisar sobre o assunto, ser um transmissor de conhecimento e agente de transformação.
Daiane Ferreira de S. Gonçalves
Assistente Social CRESS 8523
Técnica da CTBH