Reinserção social do dependente químico
A dependência química é uma doença multifatorial e que não está restrita a qualquer grupo social, racial ou faixa etária. As pessoas acometidas têm garantido por lei o direito à assistência interdisciplinar e transversal, coerente as suas necessidades, implicando em ter disponível uma rede de atenção psicossocial ampla, capaz de suprir as necessidades particulares de cada indivíduo, oferecendo-lhe o tratamento adequado.
Reinserção social de dependentes químicos residentes em comunidades terapêuticas é entendida como uma ação complexa que envolve o resgate da autonomia e valorização das capacidades individuais em prol de cada acolhido. A comunidade terapêutica, possuem um modelo residencial e seu funcionamento está pautado na premissa de que, diante da impossibilidade de promover mudanças somente no indivíduo, é necessário alterar o meio onde ele vive e o retirar da situação em que acontece o consumo de drogas.
O impacto social devido ao uso de drogas é muito grave e também é parte do tratamento que se tenha a reinserção social bem assistida e desenvolvida. Para que o acolhido tenha uma vida após o processo de tratamento e consiga as oportunidades para sua ressocialização. Dessa forma, o acolhido poderá exercer funções dentro da sociedade, fazer novas relações e reconciliar-se com aqueles que ama.
Com a reinserção o dependente químico começará a se sentir mais forte, saudável, de bem com ele mesmo e terá grandes chances de superar os problemas que surgiram ao longo de sua vida, o que facilitará retornar ao convívio social e, ainda, diminuirá a sensação de exclusão social evidente no nosso cotidiano. Faz-se necessário que a população se conscientize e trate o indivíduo com respeito sem excluí-lo, pois a exclusão não traz benefício algum para seu processo de tratamento.
Nós da Comunidade Terapêutica Beth Hayôtser ‘Casa do Oleiro’ estamos prontos para lhe acolher, ajudar e orientar nesse momento tão importante. Faça-nos uma visita, converse com os profissionais e esclareça suas d
Caroline Batista Gavioli Psicóloga CRP 12/17893 Técnica responsável da Comunidade Terapêutica Beth Hayôtser – Rodeio – SC.