No dia 26 de junho é comemorado o Dia Internacional de Combate às Drogas, data instituída pela ONU (Organização das Nações Unidas) para conscientizar a população sobre o problema mundial do consumo dessas substâncias.
Existem inúmeras drogas proibidas no Brasil e em diversos outros países. De acordo com o efeito das substâncias no sistema nervoso central (SNC), elas podem ser classificadas como estimulantes, depressoras ou perturbadoras
Tanto as drogas lícitas quanto as ilícitas podem causar danos à saúde de um indivíduo. O aumento do consumo de drogas sintéticas tem sido um novo problema de saúde pública no Brasil, hoje temos a K9, conhecida por seu “efeito zumbi”, a droga é capaz de causar efeitos físicos e psicológicos gravíssimos.
A k9 é um canabinoide sintético, derivado da maconha, modificada em laboratório. Especialistas informam que a K9 pode ter efeito cem vezes mais potente que a maconha natural, com risco de morte.
A mídia tem divulgado vídeos mostrando o estado lastimável de pessoas sob o efeito da K9. Alguns usuários podem sentir sensação de relaxamento, mas a droga também pode causar diversos efeitos indesejáveis, como sintomas de psicose com delírios e alucinações, pensamento perturbado, aumento da ansiedade, falta de coordenação motora, confusão mental, a pessoa perde totalmente a noção de realidade.
O combate ao tráfico de substâncias psicoativas tem-se tornado um enorme desafio das instituições de segurança pública.
#DiaInternacionalDeCombateÀsDrogas#ONU#Conscientização#SaúdeMental#DrogasEstimulantes#DrogasDepressoras#DrogasPerturbadoras#DrogasLícitas#DrogasIlícitas#DrogasSintéticas#K9#EfeitoZumbi#RiscoDeMorte#CannabinoideSintético#CombateAoTráfico#SaúdePública
Profº Dr Ronaldo Laranjeira