Atividades Terapêuticas

O devocional é a primeira atividade realizada durante o dia do acolhido, eles acontecem de segunda a sábado, além da espiritualidade trabalha-se temas motivacionais.

As rodas acontecem todas às segundas, quartas, sextas e esporadicamente aos sábados. Nesse momento cria-se um espaço em que os acolhidos podem compartilhar seus sentimentos e emoções daquele dia, bem como suas dificuldades e problemas enfrentados durante a adaptação e as demais fases do acolhimento. 

Essa técnica se caracteriza por trabalhos em grupo no qual seu objetivo é propor um processo de ensino aprendizagem para os acolhidos envolvidos. Esses grupos são desenvolvidos pela psicóloga e assistente social e são trabalhadas demandas identificadas pelas mesmas. 

Essa roda acontece todas às quintas-feiras, geralmente acompanhada pela agente em SPA. Os acolhidos se reúnem para cantar e tocar os instrumentos disponíveis como violão, cajon e pandeiro meia lua. 

As palestras são realizadas pelas profissionais da instituição (psicóloga e assistente social) e também por voluntários como médicos e nutricionistas graduados ou em formação, e palestrantes de grupos de apoio. Ressalta-se que essa atividade é destinada não somente aos acolhidos, mas também programada aos familiares.

Essa roda acontece todas às terças-feiras. Os acolhidos se reúnem para fazer a leitura da bíblia e compartilharem os trechos que mais se identificaram, fazendo reflexão sobre suas diferentes realidades e a problemática em comum vivenciada pelo grupo, a dependência química.

Os grupos acontecem de maneira livre, mais frequentemente com temáticas já que o grupo apresenta muitos aspectos em comum da problemática vivenciada, entretanto, no decorrer do acolhimento, os temas são identificados pelas profissionais conforme a demanda e também sugerido pelos acolhidos. Esses grupos são realizados pela psicóloga, assistente social, monitor, voluntário e gestor.

A espiritualidade é trabalhada em momentos como o devocional e também atividades noturnas acompanhadas pelo monitor, gestor e/ou voluntários. 

A espiritualidade é trabalhada em momentos como o devocional e também atividades noturnas acompanhadas pelo monitor, gestor e/ou voluntários. 

A espiritualidade é trabalhada em momentos como o devocional e também atividades noturnas acompanhadas pelo monitor, gestor e/ou voluntários. 

Durante o acolhimento é proposto atividades de linguagem falada e escrita, teatro, filmes, roda da canção, futebol, caminhadas, visitação a Cascata do Salto e banho em piscinas naturais. 

 

Os jogos com todo o grupo ocorrem em atividades planejadas pela psicóloga e assistente social, deixando os acolhidos livres entre os jogos disponíveis, entretanto, o dominó é disponível como atividade livre no período noturno nos dias em que não se tem atividade específica com o monitor.

A prevenção da recaída é trabalhada em diversos momentos, como em dias de visitas acompanhado de palestras, no devocional com o gestor, após abordada a questão espiritual, e nas atividades em grupo propostas pelo monitor, psicóloga, assistente social.