Tratamento
A dependência química é reconhecida como doença pela Organização Mundial de Saúde (OMS), considera-se sua causa multifatorial, ou seja, é causada por uma junção de diversos fatores sendo visto como biopsicossocial. É uma doença que demanda atenção e tratamento, já que ocorre de forma progressiva e é vista como incurável e fatal.
A Comunidade Terapêutica Beth Hayôtser trabalha com a concepção teórica voltada à compreensão do sujeito em sua totalidade, sendo assim, conta com profissionais de diferentes áreas para melhor atender o sujeito acolhido.
O acolhimento é caracterizado como residencial transitório, destinado a homens acima de 18. Na prática, o acolhimento ao dependente químico e/ou etílico se divide em etapas, somando um tempo de 06 (seis) a 09 (nove) meses.
Ressalta-se que o acolhimento é de caráter voluntário, não sendo possível acolher de forma involuntária ou compulsória.
Durante o acolhimento o sujeito recebe sua primeira visita após 30 dias, posteriormente passa a ser mais frequente, ocorrendo a cada 15 dias. As visitas familiares ocorrem no período vespertino aos domingos, sujeito a alteração de horários em caso de palestras.
No que diz respeito ainda sobre as orientações iniciais para aderência ao programa de acolhimento, é importante frisar que o uso de qualquer medicamento é feito somente com prescrição médica. A entrada em auxílios ou outros benefícios pagos pelo governo, agendamento de perícias e ou consultas deve ser providenciada pelos familiares ou equipe assistencial que fizer o encaminhamento.
A instituição preza pelo respeito para a boa convivência entre os pares.
O programa é dividido de acordo com as fases que constam abaixo:
Adaptação de Desintoxicação (00 a 02 meses)
Conscientização e Interiorização (02 a 04 meses)
Ressocialização (05 a 06 meses)
Reinserção Social Completa (02 a 06 meses ou 09 se for o caso)
A partir da conclusão do tempo mínimo de 06 (seis) meses, ao se desligar da instituição o acolhido recebe a Alta terapêutica, no qual receberá um termo constando a conclusão do Programa Terapêutico.
Ressalta-se para o acolhido em desligamento a importância da manutenção do tratamento e o fortalecimento dos vínculos em grupos de apoio.